Projetos

Projetos Desenvolvidos

2008 - 2010. Fontes de informação dos professores da educação básica: subsídios para divulgação de conhecimentos acadêmicos e científicos sobre educação ambiental

 
Descrição: O estudo tem como objetivo identificar e compreender as diferentes fontes de informação dos professores da educação básica sobre educação ambiental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de campo, que através de observações e entrevistas com os professores coletou dados para identificar, caracterizar e analisar estas fontes. O universo da pesquisa são os professores da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio das escolas públicas municipais e estaduais de Bauru-SP e região. A análise dos dados, em andamento, já traz indicadores para a formulação de diretrizes gerais apra a construção de alternativas de publicações em educação ambiental que atinjam esses professores.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação (2) / Mestrado acadêmico (7) / Doutorado (5).
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

2004 - 2006 Construção Coletiva de diretrizes teórico-metodológicas para a pesquisa e ação em educação ambiental.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação (5)/ Mestrado acadêmico (10)/ Doutorado (3).

Produção Coletiva

2002: Curso de Divulgação Cultural “Educação Ambiental: da prática pedagógica à cidadania” (40 professores do ensino fundamental e médio de Bauru e região
2003: TALAMONI, J. L. B. & SAMPAIO, A. C. (orgs.). Educação Ambiental: da prática pedagógica à cidadania. São Paulo: Escrituras, 2003. ISBN: 85-7531-114-X.
Entre 2003 e 2009: pesquisas (1 IC, 3 mestrados e 1 doutorado) em um bairro da cidade de Bauru, além de um TCC.  Participação de um dos professores da escola nas ações do Plano Diretor Participativo da cidade de Bauru.
2004 a 2006: Projeto de Pesquisa Construção Coletiva de Diretrizes Teórico-Metodológicas para a Educação Ambiental
2008: Campanha das Canecas Coloridas: substituição do uso de copos descartáveis por professores e alunos do Programa.

Organização e Participação em Eventos

TOZONI-REIS, M.F.C.; TALAMONI, J.L.B.; RUIZ, S.S.; NEVES, J.P.; FESTOZO, M.B.; TEIXEIRA, L.A.; MAIA, J.S.S.; JANKE, N.; SILVA, F.P.; MORENO-SIERRA, D.F.; MICHELINI, J.; ANJOS, R.R.; CASSINI, L.F.; SILVA, K.M.A.; MINHOZ, R.H.; FELIPE, A.C.; BALDERRAMAS, H.A.; MARCHE, I.F; Educación ambiental em la esculela: constribuciones para la formación de profesores. 5º Congreso Mundial de Educación Ambiental (La Tierra, hogar de todos), 2009, Montreal (Canadá). Resúmenes (CD Rom), 2009.
TOZONI-REIS, M.F.C.; TALAMONI, J.L.B.; RUIZ, S.S.; NEVES, J.P.; FESTOZO, M.B.; TEIXEIRA, L.A.; MAIA, J.S.S.; JANKE, N.; SILVA, F.P.; MORENO-SIERRA, D.F.; MICHELINI, J.; ANJOS, R.R.; CASSINI, L.F.; SILVA, K.M.A.; MINHOZ, R.H.; FELIPE, A.C.; BALDERRAMAS, H.A. Fontes de Informação dos Professores da Educação Básica: subsídios para divulgação dos conhecimentos acadêmicos e científicos sobre educação ambiental. In: VI Congresso Iberoamericano de Educação Ambiental, 2009, San Clemente del Tuyu. VI Congresso Iberoamericano de Educação Ambiental. San Clemente del Tuyu, 2009. v. 1. 
TOZONI-REIS, M.F.C.; TALAMONI, J.L.B.; RUIZ, S.S.; NEVES, J.P.; FESTOZO, M.B.; TEIXEIRA, L.A.; MAIA, J.S.S.; JANKE, N.; SILVA, F.P.; MORENO-SIERRA, D.F.; MICHELINI, J.; ANJOS, R.R.; CASSINI, L.F.; SILVA, K.M.A.; MINHOZ, R.H.; FELIPE, A.C.; BALDERRAMAS, H.A.; SANTOS, H.S.; CRUZ, L.G.; OLIVEIRA, G. Fontes de Informação dos Professores da Educação Básica: subsídios para divulgação dos conhecimentos acadêmicos e científicos sobre educação ambiental. V EPEA – Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, 2009. São Carlos – SP (CD Rom), 2009.
TOZONI-REIS, M.F.C. Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental – GPEA. 32a Reunião Anual da ANPEd. Anais da 32ª Reunião. Caxambu – MG, outubro de 2009. 1 CD-Room.
CRUZ, L. G.; TEIXEIRA, L. A.; MAIA, J. S. S.; FESTOZO, M. B. TOZONI-REIS, M. F de C.; TALAMONI, J. L. B. Fontes de informação utilizadas por professores para a prática educativa ambiental na escola: identificando e analisando referências e estratégias docentes. In XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: Convergências e tensões no Campo da formação e trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte: Artigo Completo (CD ROM) UFMG, 2010.  ISSN 2177-336X



Nenhum comentário: